Talita Werneck Arguelhes (Rio de Janeiro, 11 de agosto de 1983), mais conhecida como Tatá Werneck, é uma atriz, humorista, apresentadora, musicista, repórter e dubladora brasileira. Iniciou os seus estudos de atuação com apenas nove anos e, aos onze, apresentou-se em seu primeiro espetáculo teatral. A sua estreia em um programa televisionado ocorreu em 2008, quando ingressou no elenco de Dilemas de Irene. Dois anos depois, integrou a equipe de Quinta Categoria, da MTV Brasil, tendo participado de diversos outros programas da emissora entre 2010 e 2012.
Tatá apenas foi alçar à fama em 2013, após obter o papel de uma cômica piriguete que almejava se casar com um homem rico na telenovela Amor à Vida, transmitida pela Rede Globo. A sua atuação registrou enorme êxito e consagrou-a como a revelação do ano quase que unanimemente na imprensa. Tamanho foi o sucesso que a moça foi indicada à premiação americana Shorty Awards e conquistou diversos outros prêmios nacionais. Desde então, a humorista estrelou programas do canal Multishow, incluindo o êxito Vai Que Cola e o cômico Tudo pela Audiência, apresentando-o com o humorista Fábio Porchat, bem como a telenovela I Love Paraisópolis, contracenando como protagonista com Bruna Marquezine, novamente na Globo. Em 2016, Tatá realizou atuação exitosa em Haja Coração - o seu terceiro papel em um folhetim em três anos e, em fevereiro de 2017, estreou nos cinemas como protagonista de TOC: Transtornada Obsessiva Compulsiva - o seu primeiro filme como atriz principal. Com a estreia de Lady Night, em abril, Werneck tornou-se a primeira mulher a apresentar um programa de entrevistas do gênero late night em uma emissora por assinatura na televisão brasileira. Em 2018, interpretou a divertida Lucrécia em Deus Salve o Rei, novela das sete da Globo.
Em termos de atuação, Tatá destaca-se por sua hábil improvisação, e em maio de 2016, foi considerada pela jornalista Nathália Carapeços, do jornal Zero Hora, "um dos principais nomes do humor no país". Em 2010, a atriz foi eleita a humorista mais engraçada do país pelos leitores do site Universo Online. Em 2013, recebeu a alcunha "Rainha do Improviso" do portal iG e, em 2014, conquistou o título de "Atriz Revelação" em uma enquete realizada pelo Folha de S. Paulo com os telespectadores da Rede Globo. Além disso, foi nomeada "Mulher do Ano" pela edição brasileira da revista masculina GQ e converteu-se na primeira comediante a estrelar uma propaganda da empresa de cosméticos L'Oréal. Em maio de 2016, a revista Capricho nomeou-a "Rainha da Comédia".
Além de atriz, Tatá é vocalista de um grupo musical chamado Renatinho, desde 2015, e atua ativamente em defesa da proteção aos animais e da inclusão social das pessoas com deficiência, tendo sido um dos fundadores do primeiro grupo teatral brasileiro a produzir peças acessíveis àqueles, chamado Os Inclusos e os Sisos - Teatro de Mobilização pela Diversidade.
Talita Werneck Arguelhes nasceu em 11 de agosto de 1983, na Barra da Tijuca, no município do Rio de Janeiro.[3] Filha da escritora Cláudia Werneck, descendente de alemães, e do editor Alberto de Jesus Arguelhes, descendente de portugueses e espanhóis, ela tem um irmão mais velho, Diego Werneck Arguelhes, doutorado em direito e professor.[4][5][6] Tatá educou-se em colégios tradicionais, como o Santo Agostinho e o Colégio PH, mas foi expulsa de ambas as instituições por conduta inadequada.[7] Numa delas, organizou um abaixo-assinado para retirar o diretor.[3] Aos nove anos, foi matriculada em um curso de teatro realizado pela atriz Sura Berditchevsky,[8] e, aos onze anos, atuou em sua primeira peça profissional no musical Annie.[5] Em 1994, participou do programa Xuxa Park, de Xuxa Meneghel, a quem a atriz creditou, em 2014, a inspiração para a adoção do nome artístico "Tatá".[9] Formou-se em Publicidade e Propaganda, na PUC do Rio, e em Artes Cênicas, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,[3] e, em 2003, contribuiu para a fundação do grupo de teatro Os Inclusos e os Sisos - Teatro de Mobilização pela Diversidade, o primeiro brasileiro a realizar espetáculos acessíveis às pessoas com quaisquer tipos de deficiência.[5][10]
O seu primeiro trabalho em um programa televisionado foi na série Dilemas de Irene, em 2008.[11] Em 2009, a atriz interpretou Carla, em Os Buchas, e participou do espetáculo Improvável, da Cia. Barbixas de Humor.[3][12] No ano seguinte, Tatá estrelou a produção DezImprovisa, juntamente com o humorista Rodrigo Capella, que foi assistida por trezentos mil espectadores em apenas um ano de exibição por todo o Brasil. O espetáculo era desenvolvido pela improvisação dos atores e registrou bastante êxito tanto com o público quanto com a imprensa.[13] Também em 2010, Tatá fez a sua primeira aparição na extinta MTV Brasil, no programa humorístico Quinta Categoria, juntamente com Paulinho Serra e Rodrigo Capella, e, devido às gravações, foi viver em São Paulo.[14] Ainda no mesmo ano, ela integrou o elenco de Comédia MTV, com Marcelo Adnet, Dani Calabresa, Bento Ribeiro, Fabio Rabin, Paulinho Serra, Rafael Queiroga, Guilherme Santana e Rodrigo Capella, e, em agosto, foi eleita pelos leitores do site Universo Online (UOL) a humorista mais engraçada do Brasil.[15][16] Na MTV, também estrelou os programas Comédia MTV ao Vivo e Trolalá, ambos em 2012, e Tá Quente, no início de 2013.[3]
Em 2010, participou do filme Podia Ser Pior, com Fábio Porchat, Fernando Caruso, Gregorio Duvivier, entre outros, e, no ano seguinte, contracenou novamente com Porchat como protagonista em Teste de Elenco, ambos dirigidos por Ian SBF.[17][18] Em outubro de 2012, obteve um breve papel em De Pernas Pro Ar 2, com Ingrid Guimarães, Maria Paula e Luís Miranda. Nesse, Tatá interpretou uma atriz decadente vítima de cleptomania, que passava uma temporada em um spa, para o qual a personagem de Ingrid vai à procura de descanso e vivencia situações cômicas.[19]
O estrelato nacional
Quando De Pernas Pro Ar 2 estreou nos cinemas, em dezembro de 2012, registrou êxito de bilheteria, ultrapassando a marca de 4,8 milhões de espectadores.[20] Por essa altura, Tatá recebera propostas contratuais com a Rede Bandeirantes e cogitava renovar o contrato com a MTV, mas foi contatada por Bruna Bueno, produtora de elenco da Rede Globo, que a informou sobre exames avaliativos que a emissora estaria promovendo para a sua próxima telenovela a ser exibida às 21 horas. Embora acreditasse não se enquadrar no "padrão-novela", a atriz realizou desempenho excelente, no início de 2013, e foi admitida na produção,[21] firmando contrato com a emissora em 1.º de fevereiro.[7][22]
Em 20 de maio de 2013, ocorreu a estreia de Amor à Vida.[23] Na trama de Walcyr Carrasco, Tatá viveu Valdirene, uma piriguete que não sabia ser sensual, como a própria atriz descreveu,[24] filha da ex-chacrete "Márcia" (interpretada por Elizabeth Savalla), que a instruía a ascender na vida por meio de um casamento com um homem rico.[25] Embora apaixonada por Carlito (Anderson Di Rizzi), com quem tem uma filha,[26] a piriguete não perdia o foco e assediava várias personalidades famosas, entre elas o futebolista Neymar, o cantor Gusttavo Lima e o atleta Gustavo Borges.[23][27] Em sua incessante busca por fama, a moça conseguiu entrar no reality show Big Brother Brasil 14 e, autorizada pelos produtores da novela a improvisar situações com os verdadeiros participantes, Tatá proporcionou momentos cômicos como Valdirene, que, quando eliminada, precisou de ser retirada à força.[28][29]
A personagem repercutiu positivamente em todo o país.[30] Numa pesquisa realizada com os telespectadores da emissora em São Paulo, por exemplo, Valdirene, Félix (Mateus Solano) e Márcia (Elizabeth Savala) foram eleitos os mais populares entre o público, tendo todos aceitação "absurda", de acordo com os realizadores da enquete.[31] Além disso, alçou a atriz ao estrelato nacional e fê-la receber o troféu "Melhor Atriz Revelação" tanto no Prêmio Extra de Televisão quanto no Prêmio Contigo! e no Melhores do Ano,[32][33][34] bem como ser eleita "Atriz Revelação" pelos espectadores da emissora, em março de 2014, ultrapassando Juliana Paiva e Maria Casadevall.[35] Tamanho foi o sucesso que, em fevereiro de 2014, a atriz recebeu uma indicação à premiação Shorty Awards, nos Estados Unidos, na categoria "Melhor Comediante", que acabou por ser entregue ao americano Patton Oswalt.[36][37] No entanto, em razão do êxito de sua atuação, a intérprete foi requisitada para diversos comerciais e campanhas e, consequentemente, no início de 2014, foi chamada "a figura do momento" pela colunista Mônica Bergamo, do Folha de S. Paulo.[32][38]
Em novembro de 2013, Tatá estreou Sem Análise, programa exibido pelo canal de televisão por assinatura Multishow, no qual interpretava diversos personagens nas esquetes.[39] Em 2014, a atriz declinou a oportunidade de participar de uma outra telenovela e estrelou como apresentadora, juntamente com Fábio Porchat, o programa humorístico Tudo pela Audiência, também do Multishow, que consiste em uma sátira aos programas de auditório e conta com a participação de diversos convidados, entre eles Alexandre Frota, Eliana e Preta Gil.[40] No entanto, em maio daquele ano, foi anunciada como protagonista de uma telenovela de Alcides Nogueira e Mário Teixeira, à época sem título, que seria exibida no horário das 19 horas, em 2015, substituindo Alto Astral.[41] Na trama, intitulada I Love Paraisópolis, Tatá interpretaria Mari, uma moça batalhadora e romântica crescida em Paraisópolis, a maior favela de São Paulo, porém, foi substituída por Bruna Marquezine pelos diretores da Globo, que avaliaram ser mais adequado para a atriz um personagem cômico.[42] Também protagonista, a humorista viveu a personagem Pandora (Danda), irmã de criação de Marizete.[43]
Ainda em 2014, Tatá estrelou a segunda temporada de Vai Que Cola, uma vez mais no Multishow. Na sitcom, viveu a personagem Eloísa, taxista caracterizada por um penteado "Pigmalião", monocelha e pelos acima dos lábios, que, por vezes, auxilia Dona Jô (Catarina Abdala) na entrega de quentinhas, sendo descrita pela própria atriz como alguém que "não sabe se é homem, se é mulher, se é lésbica, se não o é... e entra para a turma da pensão para fazer coisas pontuais".[44][45] Sobre o seu ingresso na equipe, comentou: "Sou muito fã do elenco e às vezes me pego assistindo e admirando. O programa demanda muita energia, mas quando você faz com o público e vê o retorno da plateia, tudo vale".[46]
Atualidade
Em 2015, Tatá foi nomeada "um dos destaques da comédia nacional" por Vanessa Scalei, do periódico Zero Hora.[47] No início desse ano, estreou nos cinemas o filme Loucas Pra Casar, no qual a atriz interpretou a religiosa Maria e disputa com Malu (Ingrid Guimarães) e Lúcia (Suzana Pires) o noivo Samuel (Marcio Garcia).[48] Em maio desse mesmo ano, foi exibida a segunda temporada de Tudo pela Audiência e, no mesmo mês, a atriz foi requisitada pelo Multishow para integrar o elenco da terceira temporada de Vai Que Cola.[49] Como Tatá não pôde, em razão das gravações da telenovela I Love Paraisópoles, o canal fez questão de esperá-la para finalizar as gravações da sitcom.[50] Nesse mesmo ano, teve de recusar o convite para atuar na refilmagem do programa Escolinha do Professor Raimundo, da Rede Globo, por as gravações novamente coincidirem com as de I Love Paraisópoles, exibida entre maio e novembro de 2015. Tatá interpretaria Tati, personagem originalmente vivida por Heloísa Périssé, e foi substituída por Fernanda Souza. Sobre a sua desistência, declarou: "Fiquei muito triste por não ter feito. Eu soube da Escolinha três meses antes e eu não sabia que ia cair nas duas últimas semanas de gravação da novela. Eram os últimos capítulos e todas as cenas eram tipo monólogos (...) Preferi não fazer porque não ia dar conta, mas fiquei muito feliz com a Fernandinha, porque eu a adoro e sei que vai ser um sucesso".[51] A atriz também é muito requisita em participações em quadros de programas como Globo 50 Anos [52], Domingão do Faustão no quadro (Quadro Se Liga no Passado)[53] e no Caldeirão do Huck participando de uma pegadinha em Bruna Marquezine[54]
Com o fim de I Love Paraisópoles, a atriz pôde enfim retornar ao elenco de Vai Que Cola, participando de oito episódios.[55] Na terceira temporada da sitcom, a sua personagem, a taxista Eloísa, viveu "uma relação meio Romeu e Julieta do transporte público", como descreveu um noticiarista do Folha de S. Paulo, com o cobrador de ônibus Zélio, interpretado por Paulinho Serra.[51] Em setembro, Tatá foi confirmada como a intérprete de Fedora Abdala, em Haja Coração, telenovela exibida às 19 horas pela Rede Globo em substituição a Totalmente Demais. A trama é baseada em outra telenovela da emissora, Sassaricando, de 1987, e estreou em 31 de maio de 2016.[56] Fedora, originalmente vivida por Cristina Pereira, é uma patricinha mimada que, na obra de 2016, almeja conquistar mais seguidores nas redes sociais,[57] e foi descrita por Werneck como alguém "sem limites" e "exagerada em tudo que faz" por "acreditar que o mundo gira em torno do seu umbigo".[58] Em 2016, a atriz iniciou as gravações de TOC, um filme no qual interpretará uma mulher vítima de transtorno obsessivo-compulsivo.[59][60] No mesmo ano, iniciou-se as gravações da terceira temporada de Tudo pelo Audiência,[61] cujo primeiro episódio foi exibido no dia 9 de maio.[62] O Estranho Show de Renatinho, um programa de entrevistas com games e improvisos, estreou no Multishow em 22 de agosto; a atração é apresentada por Werneck e os integrantes de seu grupo musical, a banda Renatinho.[63] Para 2017, a atriz anunciou um musical com Ingrid Guimarães, descrevendo-o como "uma sátira sobre duas comediantes que estrelam um musical em busca de reconhecimento".[64] No mesmo ano, entregou o troféu de "Melhor Ator de Cinema" no Prêmio Quem de Televisão
Em 2 de fevereiro de 2017, estreou nos cinemas TOC: Transtornada Obsessiva Compulsiva, filme em que Werneck vive Kika K. Esse foi o seu primeiro trabalho cinematográfico como protagonista. Além de atriz, Werneck também contribuiu para a escrita do roteiro do longa-metragem.[66] O filme estreou em 300 salas e atraiu 113 531 pessoas ao cinema em seu fim de semana de estreia, tendo sido o sétimo longa-metragem mais assistido do período.[67][68] Em 10 de abril, a artista estreou o programa de entrevistas Lady Night, no Multishow.[69] O programa liderou a audiência nas emissoras por assinatura em seu primeiro dia de exibição e conquistou a terceira colocação entre os mais assistidos de todo o Brasil, com mais de um milhão de espectadores.[70][71] Além disso, a sua primeira semana registrou a maior audiência entre os programas do canal, de modo que já se cogita uma segunda temporada para o mesmo.[71] Com Lady Night, Tatá tornou-se a primeira mulher a comandar um programa de entrevistas do gênero late night em uma emissora por assinatura na televisão brasileira.[72] Além disso, Lady Night recebeu críticas positivas da imprensa. Ricardo Feltrin, colunista do site Uol, por exemplo, classificou-o como "ótimo", tendo afirmando que a atração "tem tudo para se tornar o maior sucesso do canal este ano" e elogiado os seus "quadros engraçados e criativos". Feltrin prosseguiu:
"Os quadros são engraçados, inteligentes, ágeis e fazem o programa definitivamente não dever nada a nenhum de de seus similares na TV aberta, como o The Noite (SBT) ou Programa do Porchat (Record). Pelo contrário. Porchat e Gentili poderiam ter sérios problemas caso o Lady Night fosse exibido na Globo ou em qualquer outro canal aberto no mesmo horário que o deles [...] Se o alto nível se mantiver nos próximos episódios, certamente vai concorrer a melhor programa de 2017 - seja da TV aberta ou fechada. Na verdade, com exceção de alguns palavrões ocasionais, o Lady Night poderia estar na grade da TV Globo em horário nobre. Seria sucesso na certa".[73]
Lady Night encerrou a sua primeira temporada em 12 de maio, tendo sido assistido por mais de onze milhões de pessoas.[74] Em maio de 2017, Tatá Werneck e Cauã Reymond iniciaram as gravações de um filme de comédia em que darão vida a dois policiais sem sucesso na carreira, que terão o desafio de esclarecer as ações de um assassino em série de uma pequena cidade. A obra será produzida pela Biônica Filmes e dirigida por Marcus Baldini.[75] A produção, que conta com a contribuição de Tatá para a escrita do roteiro,[76] chamar-se-á A Dupla e deverá estrear em fevereiro de 2018.[77] De acordo com Flávio Ricco, colunista do portal UOL, Tatá Werneck foi requisitada para interpretar uma princesa em Deus Salve o Rei, novela a ser exibida na faixa das 19 horas na Rede Globo a partir de 2018.[78]
Em 2019, a atriz protagoniza ao lado de Eduardo Sterblitch a série Shippados, dos roteiristas Fernanda Young e Alexandre Machado; Além de seu talk show Lady Night passa a ser exibido na TV aberta pela Rede Globo em uma parceria com o Multishow que também confirma uma quarta temporada para o segundo semestre do mesmo ano.[79][80]
Outros trabalhos
Ativismo social