الأربعاء، 11 سبتمبر 2019

Campeonato Brasileiro

A Série A do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2019, oficialmente Brasileirão Assaí – Série A 2019 por motivos de patrocínio,[1] é a 63.ª edição da principal divisão do futebol brasileiro. A disputa tem o mesmo regulamento dos anos anteriores, quando foi implementado o sistema de pontos corridos. Houve pausa durante a Copa América 2019, que foi realizada entre 14 de junho e 7 de julho no Brasil.[2]

Esta é a edição com o maior número de federações representadas na história da competição por pontos corridos, dez ao todo: Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.[3] Pelo segundo ano consecutivo, o Nordeste terá quatro times na Série A – igualando o recorde no atual formato, com Bahia, Ceará, CSA e Fortaleza.[4] O Sudeste mais uma vez tem a maioria, com dez representantes; a região Sul conta com cinco participantes; e o Centro-Oeste tem um
Regulamento
A Série A de 2019 é disputada por vinte clubes em dois turnos. Em cada turno, todos os times jogam entre si uma única vez. Os jogos do segundo turno serão realizados na mesma ordem do primeiro, apenas com o mando de campo invertido. Não há campeões por turnos, sendo declarado campeão brasileiro o time que obtiver o maior número de pontos após as 38 rodadas. Ao final da competição, os seis primeiros times se classificam à Copa Libertadores de 2020, os seis clubes subsequentes se classificam à Copa Sul-Americana de 2020, e os quatro últimos serão rebaixados para a Série B do ano seguinte. O campeão se classificará para a Supercopa do Brasil de 2020.[6]

Nessa edição foi introduzido o árbitro assistente de vídeo ou VAR (do inglês Video Assistant Referee), em todas as 380 partidas do campeonato, tendo seus custos com tecnologia e infraestrutura pagos pela Confederação Brasileira de Futebol, enquanto o pagamento dos árbitros de vídeo é de responsabilidade dos clubes, como já vem sendo feito com as equipes de arbitragem em campo
Direitos de transmissão
Pela primeira vez após dezenove anos, houve profundas mudanças nos direitos de transmissão da Série A do Campeonato Brasileiro. O Grupo Globo deixou de ter a exclusividade completa nos direitos de transmissão. Em 2016, a Turner acertou com dezesseis clubes os direitos em TV por assinatura entre 2019 e 2024 (dependendo de cada clube), com os demais se mantendo com o SporTV.[17] Na época, a Turner tinha como propriedade a emissora Esporte Interativo, cuja extinção viria a acontecer em meados de 2018. Mesmo assim, a Turner manteve o compromisso firmado com os clubes, com as transmissões acontecendo em outros canais do grupo.[18] Sete clubes permaneceram com a Turner nessas condições (Athletico Paranaense, Bahia, Ceará, Fortaleza, Internacional, Palmeiras e Santos). Os outros treze renovaram com o SporTV.

Os clubes que acertaram com a Turner mantiveram com o Grupo Globo os direitos em outras mídias como a Rede Globo, na TV aberta, e o Premiere no sistema de pay-per-view (o Athletico Paranaense apenas em TV aberta).[19] O Palmeiras inicialmente não teve acerto com o Grupo Globo em nenhuma plataforma,[20][21] fazendo com que alguns jogos do clube ficassem sem transmissão nas primeiras rodadas,[22] mas em 23 de maio o clube e o Grupo Globo chegaram a um acordo sobre os direitos de transmissão em TV aberta e pay-per-view.

ليست هناك تعليقات:

إرسال تعليق

زياد علي

زياد علي محمد